JOAQUIM NETO FERREIRA, ESCRITOR BARRENSE DISPUTA A CADEIRA 16 DA ALVAL.
FOTO: Joaquim Neto Ferreira.
Joaquim Neto Ferreira, escritor barrense está inscrito para disputa da cadeira 16 da ALVAL que tem como patrono: José de Arimathéa Tito; Primeiro Ocupante: José de Arimathéa Tito Filho; Segundo Ocupante: José do Rêgo Lages. O escritor barrense para vencer a disputa precisa contar com os votos do intelectuais barrenses.
Joaquim Neto Ferreira conta no currículo literária com cinco trabalhos literários, TODOS PUBLICADOS EM EBOOK/PDF: SONHOS POÉTICOS - 2001 / NA ESSÊNCIA DA ALMA POÉTICA - 2009/ GALÁPAGOS - POESIAS DE DEGREDO - 2011 / ROMANCE TERRA DE MARATAOAN - 2011 - NOVELA: JOGO BAIXO - 2012.
"Para ser eleito preciso do apoio dos intelectuais de Barras, que eles acreditem no trabalho desenvolvido por mim e que o objetivo é divulgar nossas potencialidades culturais e o fazer literário barrense". Ressalta o candidato a uma das vagas da ALVAL, Joaquim Neto Ferreira.
A Academia de letras do Vale do Longá foi reativada pelo médico, acadêmico e escritor José Itamar Abreu Costa, logo após assumir a presidência da Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL), a instituição cultural com sede em Barras (PI), que atravessava período de inatividade, voltou à atuação literária destinando vultos históricos para as cadeiras (novas) até então sem patronos homenageando os municípios, terra-berço, desses valorosos piauienses.
Há ainda uma cadeira vaga, de número 16, patronímica de José de Arimathéa Tito, vulto de Barras, que teve como último ocupante José do Rêgo Lages. Prosseguindo no seu trabalho como presidente da ALVAL, o menestrel José Itamar, realizou eleição para preenchimento de cinco (5) cadeiras.
![]() |
Escritores membros da Academia de Letras do Vale do Longá - ALVAL |
O presidente da ALVAL destaca que:
Foram eleitos:
1- Cadeira 34-Patrono: José Fernandes Carvalho(Zé da Prata), vulto de Altos.
Foram inscritos 3 candidatos: Altevir Esteves, Carlos Dias e William Soares.
Foi eleito o poeta longaense, William Melo Soares.
2-Cadeira 36- Patrono: Embaixador Espedito Freitas Resende. vulto de Piripiri,
Uma única inscrição e eleito por unanimidade, Dr João Bandeira do Monte Jr.;
3-Cadeira 37- Patrono: Gervásio de Britto Mello, vulto de Piracuruca;
Uma única inscrição e eleito, por unanimidade, desembargador Manfredi Mendes de Cerqueira;
4-Cadeira 38- Patrono: Raimundo Nonato Andrade, vulto de Campo Maior;
Uma única inscrição e eleito por unanimidade Ernani Napoleão Lima.
5-Cadeira 39- Patrono: Francisco Ferreira(Chiquinho Cazuza), vulto de Altos;
Uma única inscrição e eleito por unanimidade, o escritor altoense, Carlos Dias.
6-Cadeira 40-Patrono monsenhor Mateus Cortez Rufino, vulto de Ipiranga e Campo Maior. Uma única inscrição e eleito por unanimidade Dr Paulo Henrique dos Santos Ferreira.
Resta a cadeira 16:
Patrono: José de Arimathéa Tito;
Primeiro Ocupante: José de Arimathéa Tito Fillho;
Segundo Ocupante: José do Rêgo Lages.
Edital publicado a partir do dia 20 de Maio se estendendo até dia 18 de julho, às 12h. Eleição: Dia 21 de julho de 2011;
Como votar: Presencial, de preferencia à Rua Coelho de Resende 831-centro-sul (ITACOR), E-mail jitamaracosta@hotmail.com, Por telegrama e/ou telefone 99813843/21067800.
Além desse trabalho, o presidente da ALVAL está organizando outras ações, como novas visitas à sede da entidade, publicação da revista da Academia, com perfil biográfico de patronos e acadêmicos, atuais e os anteriores.
Em novembro de 2011, logo após assumir, Itamar Costa promoveu solenidade no Espaço Cultural do Itacor, e homenageou diversas personalidades com o Diploma do Mérito A. Tito Filho, nos 33 anos de fundação da ALVAL, com a presença de mais de 150 convidados.
Promoveu visita a quatros município: Altos, Campo Maior, Piripiri e Piracuruca, com a realização de sessões culturais, homenagenado personalidades e vultos municipais, dando prosseguimento à democratização e interiozação da cultura e incentivando a pesquisa e a ampliação do conhecimento.
Realizou visitas à sede da ALVAL, em Barras, quando manteve diálogos com personalidades da terra dos poetas e governadores. Lançou, então, o plano para constrição do Memorial Dr. José Lages, aplaudido por todos que reconhecem o trabalho do médico e acadêmico em prol do desenvolvimento de Barras e da região.
Realizou viagem ao povoado Barra do Longá, no município de Buriti dos Lopes (PI), com um grupo de intelectuais, quando inaugurou o monumento com placa alusiva à preservação ambiental, em parceria com o Instituto Histórico de Buriti dos Lopes, quando foi homenageado com o Diploma de Sócio e Diploma do Mérito Bury-Açu dessa instituição cultural do Baixo Parnaíba.
A Academia Piauinse de Letras (APL), através do seu presidente Reginaldo Miranda e colegiado, reconheceu o trabalho literário do acadêmico e escritor José Itamar Abreu Costa, condecorando-o com a Medalha e o Diploma do Mérito Cultural Lucídio Freitas, a mais elevada honraria daquele sodalício.
Com informações: TRIBUNADEBARRAS.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário