sexta-feira, 20 de abril de 2012


EBOOKS: O FUTURO INVADINDO O PRESENTE

Barras tem o primeiro livro em formato digital: Na Essência da Alma Poética lançado em 2009.

Quando foi lançado no ano de 2009 o primeiro livro barrense no formato de e-book pelo escritor Joaquim Neto Ferreira, muitos o criticaram pelo formato não ser publicado na forma impressa e por isso não considerá-lo como escritor e poeta. 

Daí, nascia o primeiro livro de poesias barrense no formato futurista, um e-book digital de leitura. Na Essência da Alma Poética é considerado a vanguarda barrense no formato de e-book, com uma leitura não convencional impressa em papel, isto repercutiu em muitos por não acreditar que o futuro do livro será o digital. 

O escritor e poeta barrense sabia que os críticos não estavam acompanhando o ritmo frenético da história do livro no mundo e as mudanças do contexto social vigente. Surgimento dos ebooks e ebooks reader. 

Se considerarmos como ebooks, qualquer conteúdo escrito em formato digital on-line, pode-se dizer que os ebooks existem desde 1971 quando Michael Hart iniciou o Gutenberg Project, com livros online no formato txt. 

No Brasil, temos muitas iniciativas pioneiras, há muito tempo, disponibilizando ebooks em diversos formatos como txt, rtf, html e pdf. É preciso, no entanto fazermos uma distinção entre os ebooks e os aparelhos de leitura de ebooks, os chamados "ebooks reader". 

Os ebooks reader são um equipamento portátil, do tamanho aproximado de um livro comum e que podem ser transportados facilmente para qualquer lugar e armazenar centenas e até milhares de ebooks, o que os transforma em uma espécie de biblioteca ambulante. 

Os ebooks readers são mais recentes que os ebooks e surgiram no mercado por volta de 1998. Além dos ebooks reader, os ebooks pode ser lidos na tela de um computador, de um laptop, ou ainda, impressos em papel comum, por meio de uma impressora. 

Os padrões de ebooks mais conhecidos são o Acrobat, da empresa ADOBE que é o formato utilizado nos ebooks da LeBooks, e o Microsoft Reader da Microsoft. EBooks versus livros tradicionais, a principal vantagem dos ebooks é a sua portabilidade. 

Como se encontram no formato digital, podem ser transmitidos rapidamente por meio da Internet. Se um leitor que se encontra no Japão, por exemplo, tiver interesse em adquirir ebooks vendidos nos Estados Unidos ou no Brasil, pode fazer isso imediatamente e em questão de minutos estará lendo tranqüilamente seus ebooks na tela do computador. 

E para quem não abre mão de ler um livro sentado confortavelmente em sua poltrona favorita, basta imprimir os seus ebooks para ter seus textos também em papel. Outra vantagem dos ebooks é o preço. 

Como o custo de produção e de entrega do ebooks é bem mais baixo do que no caso dos livros em papel, os ebooks eles podem chegar as mãos do leitor por um preço sensivelmente menor. 

Utilização correta dos ebooks Ao comprar seus ebooks, da mesma forma que um livro em papel, você estará adquirindo o direito à leitura e obtenção do conhecimento contido nesse texto. 

Você NÃO estará adquirindo o direito de reprodução, distribuição ou comercialização desse produto, em qualquer forma.  Assim como um livro tradicional, os ebooks são protegido pelas leis de direitos autorais. 

Isso significa que os ebooks não podem ser alterados, plagiados, distribuídos ou comercializados de nenhuma forma, sem a expressa autorização de seu autor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário